Junta-te à
Transição Verde

compartilhe o projeto:

Bairro C: chegou a vez dos Cidadãos decidirem

A Assembleia de Cidadãos do projeto Bairro C – Compromisso Carbono Zero realiza a sua próxima reunião no próximo dia 8 de fevereiro, pelas 16h30, no auditório da Fraterna, em Guimarães.

notícias>bairro C>

Após duas sessões onde foram analisadas e idealizadas propostas em áreas como energia, mobilidade, resíduos e economia circular e áreas verdes e biodiversidade, chegou o momento dos participantes escolherem as três melhores propostas em cada uma destas categorias. Esta seleção cumpre o principal objetivo da Assembleia de Cidadãos: dar aos vimaranenses uma voz ativa nas tomadas de decisão ambientais, promovendo soluções eficazes para a descarbonização e sustentabilidade do concelho.

A Assembleia de Cidadãos é composta por até 100 participantes, dos quais 80% são residentes nas freguesias que integram o Bairro C (União de Freguesias da Cidade, Creixomil e Urgezes). Os restantes membros representam outras freguesias do concelho de Guimarães. Este grupo garante a igualdade de género e a inclusão de todas as faixas etárias, desde jovens com 16 anos até pessoas com mais de 65 anos.

Ainda pode participar, bastando para isso inscrever-se neste link

O que é o Bairro C: Compromisso de Carbono Zero?

Desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem e RdA, e inserido no NetZeroCities, o projeto-piloto “Bairro C: Compromisso de Carbono Zero” visa uma abordagem integrada nos domínios da energia, mobilidade, resíduos e uso do solo, alavancando a mudança comportamental, inovação social, cultura, política, tecnologias verdes, finanças sustentáveis e novos modelos de negócio. A peça-chave do projeto é um Pacto do Cidadão para a neutralidade e processos de cocriação, tornando assim possível a atuação em todos os domínios de emissões. O projeto promove um forte envolvimento dos cidadãos e a descarbonização através, entre outros, da promoção da utilização dos transportes públicos, da eficiência energética e da produção local de energia renovável, nomeadamente em edifícios históricos e de estratégias de economia circular.

Conteúdos relacionados

Guimarães em destaque no relatório da OCDE sobre economia circular

Guimarães acolhe Fórum Anual da Energy Cities em 2026

Guimarães reforça compromisso com a certificação Zero Waste

Festa da Primavera celebra início da estação focada na biodiversidade