O Bairro C, situado na zona de Couros, em Guimarães, vai passar a ser alimentado exclusivamente com energia verde. A medida, apresentada na abertura da Green Week Guimarães 2024, prevê a instalação de painéis solares nos edifícios públicos num raio de dois quilómetros. E prevê também a criação de um grande “cinturão verde” na área circundante, com 20 quilómetros de extensão.
No âmbito deste anúncio, Joaquim Carvalho, diretor municipal de Intervenção no Território, Ambiente e Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães, referiu que o município espera “atrair para este projeto investidores privados, em troca de parte da energia produzida”. Refira-se que o município tem como meta tornar o Bairro C – que recentemente foi incluído pela UNESCO no perímetro da Guimarães Património da Humanidade – climaticamente neutro até 2025. E este será o primeiro passo para Guimarães atingir a descarbonização total do seu território até 2030. As ações públicas previstas no âmbito do Contrato Climático envolvem um investimento de cerca de 77 milhões de euros.
O ABC do Bairro C
Desenvolvido pelo município de Guimarães, o “Bairro C: Compromisso de Carbono Zero” é um projeto-piloto para a descarbonização que visa uma abordagem integrada nos domínios da energia, mobilidade, resíduos e uso do solo, alavancando a mudança comportamental, inovação social, cultura, política, tecnologias verdes, finanças sustentáveis e novos modelos de negócio. A peça-chave do projeto é um Pacto do Cidadão para a neutralidade e processos de cocriação, tornando assim possível a atuação em todos os domínios de emissões. O projeto promove um forte envolvimento dos cidadãos e a descarbonização através, entre outros, da promoção da utilização dos transportes públicos, da eficiência energética e da produção local de energia renovável, nomeadamente em edifícios históricos e de estratégias de economia circular.