A Agenda Be.Neutral, que envolve mais de 40 entidades, estima uma redução de 600 mil toneladas de CO2 nas cidades da rede até 2030, gerando uma poupança de 60 milhões de euros. Em 2025, veículos protótipo zero emissões podem começar a circular nos municípios envolvidos.
notícias>
Guimarães foi, nos dias 25 e 26 de Novembro, palco de um encontro estratégico com impacto no futuro da mobilidade e sustentabilidade urbana na Região Norte. O Conselho de Cidades da Agenda Be.Neutral, presidido por António M. Cunha, Presidente da CCDR-NORTE, I.P., reuniu na cidade-berço para debater políticas, instrumentos e ações que proponham acelerar a transição da região para a neutralidade carbónica.
Este encontro, que acontece no contexto do Demo Day Be.Neutral, reafirma o compromisso de oito cidades do Norte — Guimarães, Porto, Braga, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão e Oliveira de Azeméis — em se tornarem referências europeias no combate às alterações climáticas. De referir que Guimarães já integra a Missão Cidades do Programa Horizonte Europa, uma rede de cidades selecionadas pela Comissão Europeia para atingir a neutralidade carbónica até 2030.
Agenda Be.Neutral antecipa impactos relevantes até 2030
A Agenda Be.Neutral, liderada pela NOS Comunicações e envolvendo mais de 40 parceiros, estima uma redução de 600 mil toneladas de CO2 nas cidades da rede até 2030, gerando uma poupança de 60 milhões de euros. Este impacto significativo tem potencial para ser replicado em outras cidades da Região Norte e da Europa, transformando a Agenda num caso de referência internacional.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, destacou a importância do evento para o concelho: “Guimarães orgulha-se em estar na vanguarda da inovação sustentável. Este encontro reforça a nossa missão de liderar a transição para a neutralidade carbónica, envolvendo as comunidades e criando soluções que são exemplo para o país e para a Europa.”
Veículos inovadores e participação comunitária no centro do debate
Durante o evento, que contou com a presença do secretário de Estado da Economia José Rui Ferreira, foi apresentada a próxima geração de soluções de mobilidade sustentável, incluindo o protótipo BEN, um veículo leve, conectado e zero-emissões, desenvolvido pelo Ceiia em parceria com a Salvador Caetano. O BEN, que poderá ser reservado através de uma app e possui conectividade total graças à rede 5G, será testado em todas as cidades da rede Be.Neutral.
Além disso, foram revelados novos autocarros, desenhados para serviços urbanos on-demand, reforçando a transição para modos de transporte mais ecológicos. Todos esses veículos estarão integrados na plataforma AYR, desenvolvida pelo CEiiA, que quantifica e valoriza as emissões de carbono evitadas, gerando ativos ambientais que poderão ser transacionados. (ver destaque mais abaixo)
O papel das gerações mais jovens neste processo de transição verde foi um dos principais assuntos abordados. Estudantes de escolas locais, em colaboração com os municípios e o CEiiA, estão ativamente envolvidos no design dos novos veículos e na promoção de comportamentos sustentáveis. Por meio da arte e da tecnologia, este movimento colaborativo procura inspirar comunidades a reduzir emissões de carbono e adotar práticas mais responsáveis.
Uma plataforma para debater o futuro
O Conselho de Cidades também debateu estratégias para alinhar esforços entre os municípios, empresas e entidades científicas. A mobilidade urbana e a sustentabilidade energética são pilares centrais dessa transformação, numa região que já lidera o país em geração de energia renovável, responsável por 50% do total nacional.
Com um investimento de 220 milhões de euros, 80% dos quais financiados pelo PRR, a Agenda Be.Neutral pretende criar um cluster industrial sustentável, gerando 700 milhões de euros em riqueza e 2200 empregos. O evento reforça assim a posição de Guimarães no mapa da inovação sustentável, consolidando o seu papel como líder na construção de um futuro urbano mais verde e conectado.
Pequeno grande salto na mobilidade urbana
O BEN é um pequeno automóvel, desenvolvido pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, que em apenas três anos consegue compensar as emissões de carbono emitidas na sua construção. O BEN pretende alterar a própria forma como se olha para o automóvel, não como um veículo de transporte individualizado, mas sim como uma solução de mobilidade partilhada. É por isso que o BEN deve vir a ser comercializado não como um produto mas sim como um serviço, associado a uma plataforma digital que assegure essa gestão. “Pode ser um recurso para um condomínio, em que as pessoas ao adquirirem a casa já têm incluído no pacote esta solução de mobilidade, assim como podem ter uma lavandaria comum”, exemplifica Margarida Pina, do CEiiA. O protótipo deste carro segue agora para homologação e deverá brevemente começar a ser produzido, em Portugal, por um consórcio que integra a Salvador Caetano, Simoldes e TMG Automotive. Segue-se depois a fase de testes de circulação nos oito municípios que integram a Agenda Be. Neutral – Guimarães, Porto, Braga, Matosinhos, Gaia, Viana do Castelo, Famalicão e Oliveira de Azeméis. Este projeto, além de um marco ambiental, representa o reforço do posicionamento de Portugal numa nova indústria automóvel europeia e o “culminar de um trabalho de muitos anos, a materialização de algo que se foi construindo através das competências e do talento que temos em Portugal”, como referiu o secretário de Estado, João Rui Ferreira.
Para além do BEN, no Demo Day BE.Neutral, em Guimarães, demonstrou-se a capacidade instalada deste ecossistema com mais de 40 parceiros e ficámois a conhecer em que ponto estão os seus novos produtos e serviços, desenvolvidos com vista a soluções ligadas à Transição Verde. Desde o APM da Toyota Caetano Portugal e os novos autocarros da Caetano Bus aos novos carregadores VE da EDP e Siemens, todos estes dispositivos de mobilidade e energia ligam-se entre si e aos utilizadores em ambiente 5G da NOS, criando um novo suporte integrador de sustentabilidade na cidade.