Junta-te à
Transição Verde

compartilhe o projeto:

CUNHA & RIBEIRO

Empresa/Organização:

Cunha & Ribeiro

Setor de atividade:

Têxtil e confeção

Marcos e conquistas:

Fundada em 1987, a Cunha & Ribeiro exporta atualmente produtos têxteis prontos para todo o mundo, controlando todos os aspetos da cadeia de produção, desde o conceito até à entrega. Além da vasta experiência na indústria, uma das mais-valias da C&R é fornecer serviços de fabricação e produção de roupas confiáveis, sustentáveis e seguindo princípios éticos. O objetivo primordial é permitir que os clientes obtenham os produtos desejados de forma mais sustentável, integrando um amplo portfólio de certificações relevantes para o setor tanto ao nível dos fornecedores como nas fábricas. São exemplo disso, as certificações BCI (Better Cotton Iniciative) ou Sedex (Enabling Responsible Suply Chains)

Compromissos ambientais:

A Cunha & Ribeiro está consciente de que a indústria da moda tem a obrigação moral de adotar novas práticas industriais que priorizem o planeta, a redução do consumo de energia, das emissões e desperdícios. Por isso, a C&R foi da teoria à prática, lançando-se no ambicioso objetivo de alcançar a neutralidade carbónica até 2050, e reduzir as emissões em mais de 50% até 2030. Para atingir este objetivo, investiram no aumento da eficiência energética das instalações, com a instalação de um parque solar e iluminação LED. Além disso, foi iniciado o processo gradual de conversão elétrica da frota. Adicionalmente, a C&R está a fazer a transição para corantes mais ecológicos, predominantemente de origem natural, como minerais, promovendo o uso de algodão orgânico. Além disso, tem vindo a estabelecer colaborações e parcerias com universidades de prestígio e centros de investigação líderes para promover iniciativas orientadas para a sustentabilidade.

Impactos:

As iniciativas descritas permitiram uma redução de 5% na pegada de carbono da empresa entre 2022 e 2023 e com a conversão elétrica de 8 veículos, prevista a breve prazo, essa redução vai atingir os 45%. A C&R acredita que a eficiência energética, o uso de energia renovável e a redução de resíduos podem resultar em economias significativas a longo prazo, mas o retorno financeiro desses investimentos pode levar tempo e ser um desafio para a sustentabilidade financeira da empresa. Por isso, têm optado por uma transição em pequenos passos, mas firmes, rumo à neutralidade carbónica. É disso exemplo a integração de práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia de produção – um processo complexo e que exige coordenação e alinhamento com múltiplos fornecedores e parceiros. Complementarmente, a empresa está convicta de que a adoção de práticas ambientais sustentáveis pode posicionar a C&R como líder no setor de moda sustentável, atraindo consumidores cada vez mais conscientes e preocupados com o impacto ambiental dos produtos que compram.

Outras Boas Práticas

RESINORTE

TEMPO LIVRE

CUNHA & RIBEIRO

A COZINHA

ALFABRENT

ECOMOVIMENTO