Junta-te à
Transição Verde

compartilhe o projeto:

Dia Nacional da Sustentabilidade comemorado em Guimarães com provas “olímpicas”

Portugal comemora, desde 2023, o dia 25 de setembro como o Dia
Nacional da Sustentabilidade e Guimarães celebra a data propondo um dia repleto de atividades e desafios dirigidos a todos os cidadãos. Para que se transformem em verdadeiro atletas da limpeza “olímpica” pela sustentabilidade!


notícias>

Esta é a agenda completa das “provas desportivas” que o Laboratório da Paisagem preparou. A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória, neste formulário.

1. Prova de Estafetas dos resíduos (todo o dia)
Munido com um saco de lixo, recolha os resíduos que encontrar em espaço urbano, fotografe o antes e depois, despeje o lixo num contentor, passe pelo Laboratório da Paisagem até ao final da semana, mostre-nos as provas fotográficas e receba uma árvore autóctone para plantar no início do outono.
Sugerimos ainda que passe o testemunho nas suas redes sociais com o resultado da sua prova olímpica e identifique o Laboratório da Paisagem (#labpaisagem e/ou @labpaisagem).
Este desafio aplica-se também às escolas e Brigadas Verdes do território, mas neste caso será oferecida uma árvore por turma ou por BV.

2. Prova de Salto para um rio limpo – 10h-11h
Salte connosco para o rio Selho e venha ajudar-nos a superar uma prova olímpica recheada de desafios. O ponto de encontro será o Laboratório da Paisagem.
Forneceremos fatos de água, galochas, luvas e redes para remover o lixo do rio e margens.
Aconselhamos a trazer roupa suplente, não vá o seu salto meter água.

3. Prova de Ginástica na horta – 18h-19h
No final do dia junte-se a nós e à tranquilidade da paisagem da Horta Pedagógica para uma experiência de ginástica acrobática de alongamento e relaxamento, ao som da natureza envolvente.
Traga o seu colchão ou manta e roupa confortável para poder esticar bem o corpo, silenciar a mente e respirar o ar limpo.

4. Prova de Marcha pela sustentabilidade – 21h-22h
Às 21h00 marche connosco numa prova olímpica para toda a família. Com ponto de encontro na Academia de Ginástica e término no coração do Parque da Cidade, esta marcha procura promover a saúde e bem-estar através do contacto com a natureza, mas também descobrir o que conhece sobre as boas práticas ambientais de Guimarães, através da resposta a alguns desafios.

Pronto para carregar a tocha da sustentabilidade?


O que é o Dia Nacional da Sustentabilidade?

O Dia Nacional da Sustentabilidade foi instituído no dia 9 junho de 2023, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2023. A data escolhida – 25 de setembro – é simbólica e coincide com o dia em que a Organização das Nações Unidas adotou os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) inseridos na Agenda 2030, aprovada pelos líderes mundiais numa cimeira realizada precisamente a 25 de setembro de 2015 em Nova Iorque.

Portugal é o primeiro país a celebrar a data. Com esta iniciativa pretende-se estimular as instituições, organismos e sociedade civil a assinalar este dia com iniciativas descentralizadas que concorram para um país mais sustentável.

Ao mesmo tempo, pretende-se trazer para a agenda nacional o comprometimento que Portugal tem nesta matéria, procurando divulgar informação, promover o conhecimento e capacitar todos os atores sociais para a mudança consciente de comportamentos com potencial transformador para um futuro sustentável. A estrutura das comemorações está ancorada na Presidência do Conselho de Ministros e defende “uma abordagem holística que atue sobre as dimensões ambiental, social e económica, com vista a uma transformação global e duradoura, que se reflita, de modo coerente, em todas as políticas e estratégias de desenvolvimento do país”.

Os 17 ODS e a Agenda 2030, foram aprovados por 193 Estados-Membros da ONU (entre os quais Portugal) e definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030. Portugal tem monitorado a prossecução desses objetivos, nomeadamente realizando alguns relatórios voluntários, o último dos quais em 2023, e que revela que 61% das metas estão a evoluir no sentido desejado e, inversamente, há 11% que estão a evoluir negativamente.

Conteúdos relacionados

Guimarães em destaque no relatório da OCDE sobre economia circular

Guimarães acolhe Fórum Anual da Energy Cities em 2026

Guimarães reforça compromisso com a certificação Zero Waste

Festa da Primavera celebra início da estação focada na biodiversidade