Junta-te à
Transição Verde

compartilhe o projeto:

Guimarães celebra em casa o título de Capital Verde Europeia

A cerimónia aconteceu no passado dia 27 de Novembro, em Valência. Agora, o município quer festejar essa conquista junto dos vimaranenses A apresentação pública de Guimarães Capital Verde Europeia 2026 acontece esta quarta-feira, 18 de dezembro, às 18h30, no Centro Cultural Vila Flor, e pretende celebrar o contributo de todos e reconhecer o trabalho desenvolvido pelo município na sustentabilidade e inovação ambiental.
notícias>

No evento, que contará com a intervenção inicial de Adelina Pinto, vereadora responsável pela candidatura a Capital Verde Europeia (CVE), será replicada a apresentação realizada em Valência durante a decisão final, um momento que será protagonizado por Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, Carlos Ribeiro, diretor executivo do Laboratório da Paisagem, e Dalila Sepúlveda, diretora do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Guimarães. O encerramento ficará a cargo de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Os bilhetes são gratuitos e estão disponíveis em todas as bilheteiras d’A Oficina a partir de terça-feira, 17 de dezembro, até à hora do início do evento. A entrega é limitada a dois bilhetes por pessoa, limitados à lotação da sala.

O culminar de décadas de trabalho a favor da transição verde

A prestigiada distinção de Capital Verde Europeia é atribuída, anualmente, pela Comissão Europeia, tratando-se da segunda vez que é atribuída a Portugal, após a distinção de Lisboa em 2020.

Esta é uma distinção que reconhece o trabalho na área ambiental e da ação climática das cidades, assim como a evolução de diversos indicadores ambientais. Na primeira fase, foram avaliados, por peritos internacionais, sete indicadores ambientais, entre os quais: qualidade do ar; ruído; áreas verdes, biodiversidade e uso do solo; água; resíduos e economia circular, alterações climáticas – mitigação; alterações climáticas – adaptação; para as quais as cidades deverão apresentar a evolução ao longo dos últimos 10 anos, o estado da arte atual, assim como as metas e os projetos previstos para 2030 e 2050. Dessa avaliação, foram selecionadas três cidades para a segunda fase. Guimarães voltou a ser, tal como na última candidatura em 2023, uma das três cidades europeias selecionadas.

Na segunda fase, cada cidade finalista apresentou a um júri internacional o trajeto/evolução ao longo dos últimos anos, o seu modelo de governança, assim como a sua estratégia de comunicação aos cidadãos, para os diversos indicadores, e o plano de comunicação para o ano de organização da Capital Verde Europeia, em caso de seleção. O júri é composto por representantes das principais instituições europeias (Comissão Europeia, Gabinete Europeu de Ambiente, Agência Europeia de Ambiente, Comité das Regiões, Rede EuroCities), e presidido pelo diretor-geral para o Ambiente da Comissão Europeia, Patrick Child,

Guimarães sucede a Vilnius como Capital Verde Europeia

O júri elegeu Guimarães como Capital Verde Europeia 2026, sucedendo a Valência (atual Capital Verde 2024) e Vilnius, Capital Verde Europeia 2025. Ao distinguir Guimarães, o júri elogiou o trabalho que o município tem desenvolvido nos diversos indicadores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos, enaltecendo a qualidade do ar, os progressos na gestão da água e de resíduos, as ações na área da adaptação e mitigação às alterações climáticas, assim como a participação dos cidadãos. 

Refira-se, ainda, que Guimarães é também uma 100 das cidades europeias selecionadas no âmbito da Missão Europeia das Cidades Neutras Climaticamente e Inteligentes, visando atingir a neutralidade climática até 2030. Em Portugal, apenas Guimarães, Porto e Lisboa são parte integrante desta missão.

Conteúdos relacionados

Guimarães em destaque no relatório da OCDE sobre economia circular

Guimarães acolhe Fórum Anual da Energy Cities em 2026

Guimarães reforça compromisso com a certificação Zero Waste

Festa da Primavera celebra início da estação focada na biodiversidade