Junta-te à
Transição Verde

compartilhe o projeto:

Guimarães lança EcoBox para combater o desperdício alimentar

notícias>bairro c

A apresentação da EcoBox inseriu-se na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que, até 24 de novembro, promove precisamente o combate ao desperdício alimentar. O projeto será inicialmente implementado no Bairro C e será depois alargado a todo o município.


“Em Guimarães, fazer mais pelo ambiente é fazer menos, muito menos”. É este o mote do projeto EcoBox – Caixa de Desperdício Alimentar, que foi esta segunda-feira apresentado em Guimarães, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Promovido pelo município, em parceria com o Laboratório da Paisagem e a Vitrus Ambiente, o EcoBox tem como objetivo combater o desperdício alimentar através da disponibilização gratuita de embalagens que permitam aos clientes dos restaurantes do município levarem o que sobrou da sua comida para casa.

Numa fase inicial, o projeto será implementado nos estabelecimentos da zona do Bairro C, estendendo-se posteriormente a todo canal HORECA do município. A EcoBox estará disponível em tem dois tamanhos, de 750ml e 1250 ml, sendo totalmente impermeável e adequada a alimentos e uma opção sustentável, assumindo-se como mais um passo de Guimarães para alcançar a neutralidade climática até 2030. Pode requisitar a EcoBox ou solicitar mais informações a partir das redes sociais do município e das instituições parceiras, bem como no site do projeto RRRCICLO.

Durante a apresentação do EcoBox, Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e da Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães, referiu que “uma vez mais, Guimarães pretende, com projetos simples, implementar ações que contribuam para a alteração de comportamentos, rumo ao objetivo que nos une a todos, que é atingir a neutralidade climática até 2030”. E continuou: “As atividades dinâmicas desta semana são dirigidas às crianças, jovens e adultos, reforçando o sentimento e convicção de que sozinhos somos incapazes de fazer qualquer alteração – só envolvendo todos é que seremos capazes de fazer a diferença”. “Esta é uma semana muito importante não só para dar a conhecer as boas práticas e projetos que temos vindo a desenvolver, mas também porque estamos mais próximos de conhecer o resultado da Capital Verde Europeia 2026, que será anunciado na próxima quarta-feira, 27 de novembro, em Valência”, concluiu a vereadora.

Ações de educação ambiental nas escolas marcam a semana

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos estende-se até domingo, 24 de novembro, com uma série de atividades que pretende sensibilizar os vimaranenses para o desperdício alimentar, redução de resíduos, reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de materiais.

Entre as iniciativas previstas, destaque para as ações de educação ambiental, realizadas nas escolas do município e no Laboratório da Paisagem, e para a campanha de recolha de roupas e têxteis que já não tenham uso, que serão redistribuídos em segunda mão ou reutilizados na criação de novos produtos. Neste ponto, refira-se que o município distribuirá sacos de apoio à atividade comercial fabricados a partir desses têxteis reutilizados, como forma de dar continuidade à missão de reduzir e eliminar os plásticos no mercado municipal.

Além disso, está a decorrer, ao longo de todo o evento, a campanha solidária “Um saco e uma caixa contra o desperdício alimentar”, com o objetivo de recolher sacos e caixas para a REFOOD Guimarães.

Consulte aqui o programa da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Conteúdos relacionados

Guimarães em destaque no relatório da OCDE sobre economia circular

Guimarães acolhe Fórum Anual da Energy Cities em 2026

Guimarães reforça compromisso com a certificação Zero Waste

Festa da Primavera celebra início da estação focada na biodiversidade