Junta-te à
Transição Verde

compartilhe o projeto:

Guimarães na abertura da Capital Verde Europeia 2025

O evento reuniu todos os membros da rede Capital Verde Europeia, incluindo Guimarães, Capital Verde Europeia 2026.

notícias>cve2026>

Guimarães, Capital Verde Europeia do próximo ano esteve representada na cerimónia de abertura da Capital Verde Europeia 2025, em Vilnius, capital da Lituânia – cidade que detém o título até ao fim deste ano e passará o testemunho, justamente, para Guimarães.

Durante o evento, a comitiva vimaranense – liderada por Adelina Pinto, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, e composta por Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, Carlos Ribeiro, diretor executivo do Laboratório da Paisagem, e Dalila Sepúlveda, diretora do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Guimarães –, teve a oportunidade de destacar as linhas programáticas previstas para a cidade enquanto Capital Verde Europeia em 2026, bem como abordar os principais eixos da estratégia ambiental do município, que tem como objetivo atingir a neutralidade climática até 2030.

Uma oportunidade para partilhar ideias e estimular parcerias

Ao longo das diversas sessões, os representantes de Guimarães puderam, também, partilhar ideias e soluções sustentáveis inovadoras para promover a colaboração e boas práticas para enfrentar em conjunto os desafios do futuro. Neste âmbito, foram ainda debatidos conhecimentos práticos sobre a reorientação e reutilização das infraestruturas urbanas existentes, enquadrados com o novo Bauhaus europeu.

O primeiro dia da cerimónia ficou marcado pelo discurso do presidente da Câmara Municipal de Vilnius, Valdas Benkuskas, que apresentou os compromissos sustentáveis da cidade e deu início às comemorações. Os diferentes painéis contaram com a participação de figuras políticas e peritos ambientais de renome.

Refira-se, ainda, que o evento reuniu todos os membros da rede da Capital Verde Europeia, incluindo Guimarães, Capital Verde Europeia 2026, o que permitiu fomentar o networking para a criação de parcerias e iniciativas conjuntas com impacto na área da sustentabilidade.

Conteúdos relacionados

Guimarães em destaque no relatório da OCDE sobre economia circular

Guimarães acolhe Fórum Anual da Energy Cities em 2026

Guimarães reforça compromisso com a certificação Zero Waste

Festa da Primavera celebra início da estação focada na biodiversidade