Evento visa impulsionar a transição para uma sociedade sem resíduos, promovendo a partilha de conhecimento e o progresso socioeconómico
Guimarães marcou presença na cerimónia de certificação do Festival Lixo Zero de Barcelona. O evento, promovido pela Zero Waste Europe, tem como objetivo promover a transição para uma sociedade sem resíduos, como resposta à crise climática, através da partilha de conhecimento, impulsionando o progresso social e económico e fomentando a corresponsabilidade entre os setores público, privado e a sociedade civil.
Neste âmbito, Guimarães esteve presente no festival através da vereadora do Ambiente e Ação Climática, Sofia Ferreira, que sublinhou o caminho que o município tem desenvolvido no âmbito da gestão de resíduos com as instituições parceiras, como o Laboratório da Paisagem e a Vitrus Ambiente. Este esforço envolve também o comércio local e os cidadãos, consolidando Guimarães como uma cidade comprometida com a certificação Zero Waste. Refira-se que a candidatura a esta certificação implica um esfoço ativo na redução de resíduos e a gestão sustentável de recursos, promovendo a economia circular, contribuindo diretamente para a diminuição da pegada ecológica e mitigando os efeitos das alterações climáticas.
Paralelamente, estiveram também representados dois negócios vimaranenses que já são certificados pela Mission Zero Academy (MiZA): A Cozinha por António Loureiro, o primeiro restaurante “Zero Waste Business” da Europa, que obteve duas das três estrelas possíveis em todos os processos e áreas funcionais da sua atividade; e O Hool: Hotel da Oliveira, que se tornou no primeiro estabelecimento hoteleiro urbano a ser reconhecido com esta distinção.
A vereadora Sofia Ferreira reconheceu o papel fundamental destes negócios, destacando que “são um exemplo a replicar” e que “pretendem acelerar o processo de transição para uma maior sustentabilidade na sua atividade, comprometendo-se com objetivos de circularidade, implementação de soluções de prevenção de resíduos e boas práticas de economia circular à escala local”.
Refira-se, ainda, que a Associação ZERO, como parceira da organização europeia Zero Waste Europe e da entidade certificadora MiZA, tem acompanhado o processo de Guimarães, apoiando a criação e implementação da estratégia do município e do plano Zero Resíduos até 2030. De Portugal, estiveram ainda representadas as cidades de São João da Madeira e Vila de Rei.