Guimarães é uma das três cidades portuguesas que integram a Missão Cidades, uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo tornar 100 cidades europeias, além de outras 12 de países associados, climaticamente neutras até 2030, com o envolvimento de entidades locais, cidadãos, empresas e investidores, além de autoridades nacionais. Além disso, está prevista a criação de Contratos Climáticos, que visam a criação de um plano global para a neutralidade climática em todos os setores, como a energia, os edifícios, a gestão de resíduos e os transportes, juntamente com os respetivos planos de investimento. O objetivo é garantir que estas cidades atuem como centros de experimentação e inovação para que todas as cidades europeias possam seguir-lhes o exemplo até 2050.
Os benefícios para as cidades incluem aconselhamento e apoio através de uma plataforma dedicada, administrada pela NetZeroCities, mais oportunidades de financiamento e a possibilidade de participar em grandes ações de inovação e projetos-piloto. A iniciativa também oferece oportunidades de networking, intercâmbio de melhores práticas entre cidades e apoio para envolver os cidadãos para alcançar os objetivos da Missão.
Recentemente, o município de Guimarães foi distinguido pelo caminho que tem realizado para alcançar a neutralidade climática até 2030. O certificado Mission Label da Missão Cidades, da Comissão Europeia, foi entregue em março deste ano, durante a cerimónia inserida nos European Research & Innovation Days, o maior fórum europeu centrado no futuro da ciência e inovação, para a cocriação de soluções com cidadãos e stakeholders, em Bruxelas. Refira-se que Guimarães foi uma das duas cidades portuguesas a receber esta distinção, num conjunto de 23 cidades distinguidas.
O selo ambiental da Missão Cidades, agora atribuído, reconhece o compromisso de Guimarães para alcançar a neutralidade climática até 2030, inscrito no Contrato Climático submetido. Deste documento, são também parte integrante um Plano de Ação e um Plano de Investimentos que enumeram as ações a desenvolver para atingir o objetivo até 2030, muito antes da meta europeia, fixada para 2050.
Também no âmbito deste Contrato Climático, Guimarães lançou o Pacto Climático de Guimarães, já subscrito por mais de 100 empresas e instituições, com o objetivo de tornar Guimarães num território mais resiliente e atingir a neutralidade climática, reforçando a cooperação entre os setores público e privado e a academia.