Junta-te à
Transição Verde

compartilhe o projeto:

Pacto Climático de Guimarães:
agir em comunidade pela descarbonização

O Pacto Climático de Guimarães é uma iniciativa promovida pelo Município de Guimarães que visa envolver os cidadãos, empresas, instituições e o município numa ação colaborativa para a descarbonização do território tendo em vista a neutralidade climática em 2030.

A iniciativa pretende sublinhar que essa neutralidade está dependente da ação climática conjunta, e por isso há que partilhar a missão e a responsabilidade com os vários agentes do município, num pacto que, no essencial, compromete os subscritores a adotarem comportamentos sustentáveis em comunidade e estratégias comuns de redução da pegada ambiental de curto, médio e longo prazo no sentido da descarbonização.

Além do alinhamento com as metas europeias e nacionais de ação climática, o objetivo do município de Guimarães é gerar uma dinâmica de co-criação e estímulo à participação ativa da comunidade, impulsionando um movimento crescente de ecocidadania.

Os principais vetores deste compromisso são a economia circular, a gestão sustentável de recursos, a mobilidade sustentável, a transição energética e o combate à pobreza energética.

Conteúdo Relacionado

Vitrus recebe prémio nacional de Boas Práticas Ambientais

Regulamento do Arvoredo Urbano de Guimarães em consulta pública

Guimarães busca Certificação como Destino Turístico Sustentável

Bairro C vai ser 100 por cento verde