A Vitrus Ambiente foi distinguida a nível nacional com o Prémio Essência do Ambiente, na categoria de Boas Práticas, com o projeto LENHA NA ESCOLA. A cerimónia de entrega de prémios decorreu a 4 de Junho, em Ermesinde, no âmbito do programa que assinala o Dia Mundial do Ambiente.
O projeto de recolha e distribuição de lenha pelas escolas básicas de Guimarães foi reconhecido pelo júri como uma prática de referência na vertente ambiental e de promoção da economia circular. De resto, esta iniciativa da Vitrus já faz parte do lote de boas práticas selecionadas de entre as empresas que subscreveram o Pacto Climático e receberam o respetivo selo que confirma o seu impacto rumo à descarbonização.
Este processo teve início em 2016 e até ao momento foram entregues 16 mil sacos de lenha, cerca de 480 toneladas, entregues nas escolas que dispõem de caldeira a lenha para aquecimento central dos edifícios. A lenha resulta da limpeza de caminhos públicos ou a recolha de árvores caídas e troncos das podas. O processo de recolha, preparação e entrega da lenha é inteiramente assumido pelos serviços da VITRUS, rentabilizando os recursos disponíveis.
O Presidente do Conselho de Administração da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, destacou o “orgulho pelo reconhecimento do trabalho efetuado por uma vasta equipa”, enaltecendo a “capacidade e profissionalismo de todos os colaboradores da Vitrus em servir a população de Guimarães com eficiência nos vários serviços desempenhados no âmbito das responsabilidades e compromissos assumidos pela empresa municipal”. Sérgio Castro Rocha ressalvou ainda que “mais do que os prémios e distinções, o importante é o caminho que estamos a trilhar no sentido de contribuir para o futuro ambientalmente sustentável e proporcionar o bem-estar das pessoas”.
A inovação ao serviço da economia circular
Os prémios Essência do Ambiente assumem a missão de sensibilizar pela divulgação de boas ações, e mostrar que Portugal está no caminho de uma Economia Circular e Sustentável. Os projetos apresentados na edição de 2024 destacam-se pela sua inovação, impacto e compromisso com a sustentabilidade ambiental e social.
O projeto distinguido pela Vitrus Ambiente foi apreciado pelo júri a par de outros projetos finalistas como “Eco Compras” – Aliados Consulting; “Energia e Conforto para Todos” – Agência de Energia do Porto e “MyAqua” – Câmara Municipal de Castelo Branco.
Entre as várias categorias, passaram à “shortlist” projetos de empresas e instituições de referência como Câmara Municipal de Gondomar, Lipor – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, Câmara Municipal de Cascais, ISEC Lisboa (Instituto Superior de Educação e Ciências), Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Associação Rotaeco, Câmara Municipal de Mangualde, Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, Câmara Municipal de Melgaço e Quercus.