Junta-te à
Transição Verde

compartilhe o projeto:

Voluntários plantam 1.250 árvores na Pedra Fina, Guimarães

Cerca de uma centena de pessoas uniu-se, na manhã do passado sábado, 11 de Janeiro, para plantar 1.250 árvores em Guimarães, com o objetivo de reflorestar o concelho e sensibilizar para a importância das espécies autóctones.

notícias>

A iniciativa, liderada pela Win Win Textiles, com o apoio do Laboratório da Paisagem e do Município de Guimarães, enquadrou-se com a missão do “Guimarães Mais Floresta”, cujo objetivo é reflorestar diversas áreas do concelho, contribuindo para promoção e proteção da biodiversidade e da floresta autóctone, bem como promover a melhoria das áreas verdes do concelho.

Antes da partida para o local da plantação, os participantes reuniram-se no Laboratório da Paisagem para a apresentação do projeto, sessão que contou com a presença vereadora do Ambiente e Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, o diretor executivo do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro, a diretora do departamento de Ambiente e Sustentabilidade do município, Dalila Sepúlveda, e representantes da Win Win Textiles, entidade responsável pela organização da plantação.

Durante o momento, destacou-se a importância desta ação no âmbito do Guimarães Mais Floresta, visando aumentar o número de árvores autóctones no concelho, distribuídas por diferentes áreas. Foi ainda sublinhado o papel do projeto na sensibilização da população para a temática da floresta autóctone e a importância da sua preservação, com um enfoque em áreas temáticas como a natureza, a biodiversidade, os espaços verdes, a qualidade do ar, o ruído, as alterações climáticas, a paisagem e as técnicas agroflorestais, bem como áreas dos direitos cívicos de proteção e de criação de um meio natural mais diversificado, são e harmonioso.

Empresas, associações, clubes e atletas juntam-se à iniciativa

Além dos voluntários que puseram mãos-à-obra, a ação contou com o envolvimento de outras 36 entidades, entre empresas, associações e clubes, incluindo embaixadores e atletas das modalidades do Vitória SC, que procederam à doação dos exemplares arbóreos que foram plantados na Pedra Fina, em S. Torcato.

Sob o mote “Juntos, conservamos a biodiversidade”, a iniciativa enquadra-se com a estratégia global de sustentabilidade do município, que foi recentemente eleito Capital Verde Europeia 2026. Neste ponto, refira-se que Guimarães se destacou em sete indicadores ambientais (qualidade do ar; ruído; áreas verdes, biodiversidade e uso do solo; água; resíduos e economia circular, alterações climáticas – mitigação; alterações climáticas – adaptação), resultado de mais de uma década de trabalho rumo à neutralidade climática – meta que Guimarães quer atingir até 2030.

Conteúdos relacionados

Guimarães em destaque no relatório da OCDE sobre economia circular

Guimarães acolhe Fórum Anual da Energy Cities em 2026

Guimarães reforça compromisso com a certificação Zero Waste

Festa da Primavera celebra início da estação focada na biodiversidade