Junta-te à
Transição Verde

compartilhe o projeto:

Guimarães conquista Capital Verde Europeia 2026

Guimarães foi eleita Capital Verde Europeia 2026. O prémio foi atribuído esta quarta-feira, dia 27 de novembro, em Valência, Espanha, cidade que detém a distinção de Capital Verde Europeia 2024. A cidade portuguesa concorria com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria), tendo-se, agora, sagrado vencedora, depois de, no ano passado, já ter figurado entre as três cidades finalistas. No âmbito do prémio, o município de Guimarães irá receber um apoio financeiro que será aplicado em projetos e iniciativas de sustentabilidade, no âmbito da estratégia levada a cabo pelo município.

Na ocasião, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, manifestou o seu grande contentamento por este prémio, que considera merecido, pelo caminho que tem vindo a ser percorrido desde 2013: “Quero felicitar toda a equipa de trabalho, técnica e política, e todos os elementos da Estrutura de Missão Guimarães 2030, pela resiliência que evidenciaram durante todo este processo de três candidaturas. Mas quero sobretudo felicitar, com especial emoção, toda a comunidade vimaranense, desde os alunos das nossas escolas às Brigadas Verdes, da comunidade científica à empresarial. Todos foram importantes neste sucesso pelo envolvimento que demonstraram, e todos serão fundamentais para que 2026 seja mais um grande momento de celebração coletiva para Guimarães”, disse o edil.

A Capital Verde e o Guimarães 2030

A candidatura a Capital Verde Europeia está intimamente ligada aos objetivos traçados pela Estratégia Guimarães 2030, iniciada em 2018, e ao compromisso do município com a sustentabilidade. O projeto promove um vasto conjunto de ações ambientais através do seu ecossistema de governança integrador, participativo e multidisciplinar. Este modelo, coordenado pelo município em conjunto com o Laboratório da Paisagem, envolve universidades, empresas, associações sem fins lucrativos, o Governo, decisores políticos e cidadãos. O objetivo é tornar o território climaticamente neutro até 2030, com foco na investigação, educação e sensibilização ambiental. Uma capital verde, independentemente dos títulos.

Sobre a Capital Verde Europeia

O galardão de Capital Verde Europeia foi iniciado em 2010 pela Comissão Europeia, e Estocolmo a primeira cidade a envergar essa distinção. A iniciativa pretende promover e cidades sustentáveis, reconhecendo anualmente uma cidade que se destaque nos padrões ambientais e com metas ambiciosas de sustentabilidade urbana e combate às alterações climáticas. Essas cidades servem como modelos inspiradores para outras, liderando transformações sociais e implementando o Pacto Ecológico Europeu. A elegibilidade é dirigida a cidades com mais de 100.000 habitantes nos Estados-Membros da UE, países candidatos à UE e alguns países associados.

 

Conteúdo Relacionado

Guimarães em destaque no relatório da OCDE sobre economia circular

Guimarães acolhe Fórum Anual da Energy Cities em 2026

Guimarães reforça compromisso com a certificação Zero Waste

Festa da Primavera celebra início da estação focada na biodiversidade