Junta-te à
Transição Verde

Notícias

Vitrus recebe prémio nacional de Boas Práticas Ambientais

A Vitrus Ambiente foi distinguida a nível nacional com o Prémio Essência do Ambiente, na categoria de Boas Práticas, com o projeto LENHA NA ESCOLA. A cerimónia de entrega de prémios decorreu a 4 de Junho, em Ermesinde, no âmbito do programa que assinala o Dia Mundial do Ambiente.

Regulamento do Arvoredo Urbano de Guimarães em consulta pública

A proposta de regulamentação do arvoredo urbano foi levada à reunião de executivo de 13 de maio e publicada a 6 de Junho em Diário da República, ficando agora em consulta pública durante 30 dias úteis.

Guimarães busca Certificação como Destino Turístico Sustentável

Guimarães vai em busca da Certificação de Destino Turístico Sustentável. Mais um passo rumo aos objetivos de Guimarães 2030, da transição ecológica e da candidatura a Capital Verde Europeia.

Bairro C vai ser 100 por cento verde

A Cidade do Futuro que está a nascer no Bairro C vai ter energia 100 por cento limpa, fruto da colocação de painéis solares em todos os edifícios públicos num raio de 2km. Esta é só uma de muitas outras iniciativas rumo à neutralidade climática em 2025.

Green Week Guimarães 2024: Um vislumbre de uma nova cidade

A Green Week Guimarães 2024, o maior evento de sustentabilidade ambiental do concelho, repleto de palestras, workshops, concertos e atividades para todas as idades. Divirta-se e descubra como contribuir para um futuro mais verde e sustentável!

Green Week Guimarães 2024: A Festa Verde está de volta

Faça parte da mudança verde. Venha conhecer a Green Week Guimarães 2024, o maior evento de sustentabilidade ambiental do concelho, repleto de palestras, workshops, concertos e atividades para todas as idades. Divirta-se e descubra como contribuir para um futuro mais verde e sustentável!

Guimarães recebeu consórcio europeu para a economia circular

Descubra como os parceiros ibéricos do projeto Circular Ecosystems estão a desenvolver soluções para cidades desperdício zero e a reduzir a poluição. E conheça os projetos-piloto voltados para a gestão de resíduos têxteis e a recolha seletiva na região.

Guimarães recebe certificado Europeu pelo desempenho rumo à neutralidade climática

Guimarães recebe reconhecimento europeu por seu compromisso com a neutralidade climática até 2030. Descubra como a cidade está liderando a transição climática e promovendo a sustentabilidade através do Pacto Climático e da participação na Missão Cidades da UE.

Laboratório da Paisagem promove Assembleia de Cidadãos do Bairro C

Decorre já em junho a primeira assembleia de cidadãos do Bairro C, de Guimarães. Desta forma, a comunidade vai ser chamada a participar ativamente neste projeto-piloto, desenvolvido pelo município de Guimarães e parceiros, na busca de soluções inovadoras para atingir as metas Carbono Zero. Em causa está a sustentabilidade em áreas como a mobilidade, a economia circular, a biodiversidade ou a energia.