Junta-te à
Transição Verde

compartilhe o projeto:

CASAIS

Empresa/Organização:

Casais

Setor de atividade:

Engenharia e Construção

Marcos e conquistas:

Fundada em 1958, a Casais é atualmente um dos cinco principais players do setor da construção em Portugal. Opera em 17 países e tem apostado na construção sustentável, com o desenvolvimento de vários projetos de construção híbrida, através do sistema CREE e da implementação de soluções off-site industrializadas. Com foco na inovação, sustentabilidade, desenvolvimento e tecnologia, “Well Built for Well Living” é o posicionamento e compromisso que o Grupo assume. Obteve várias distinções, como o Prémio Construir, para Melhor Construtora em Portugal pela 5ª vez consecutiva, mas também o 3º lugar como Best Place to Work.

Compromissos ambientais:

Com o projeto “The First Guimarães”, a Casais foi pioneira na construção híbrida de betão e madeira, obtendo uma redução de 60 por cento na pegada carbónica face aos métodos tradicionais. Isso foi possível pela utilização de madeira, que é um fixador natural de carbono, bem como através da redução da necessidade de betão, material de elevada intensidade carbónica. Este projeto está inserido no MITH. Minho Innovation and Technology Hub (MITH), powered by Casais, é um projeto que pretende aliar tecnologia, inovação e sustentabilidade num ambiente colaborativo. Trabalhar e viver, são as duas componentes essenciais do MITH. O The First demonstra uma abordagem inovadora na construção, proporcionando uma redução significativa de impactos ambientais, otimizando o ciclo de vida do edifício e aumentando a produtividade. Essas características são cruciais para o desenvolvimento sustentável das cidades e comunidades, tornando o The First um modelo para futuros projetos de construção.

Impactos:

Conscientes do pioneirismo desta técnica de construção, o Grupo Casais tem-se empenhado em demonstrar as vantagens desta inovação ao mercado. Com este exemplo de Construção Industrializada, as vantagens são muitas, não só em termos ambientais como também na otimização de custos. Desde logo pela redução significativa do tempo de construção – para 4 pisos, com área de aproximadamente 2000m2, incluindo fachada, foram apenas necessários 8 dias –, reduzindo também o tempo de estaleiro, de transporte de resíduos e materiais, com a consequente redução de emissões de CO2. A leveza dos materiais permite também a diminuição do volume de escavação minimizando a degradação do solo e o impacto da obra na zona envolvente. Assim, a aposta da Casais assenta na versatilidade e na responsabilidade ambiental das suas soluções, conscientes de que sem um setor da construção inovador não pode haver futuro sustentável.

Outras Boas Práticas

PETROTEC

LAMEIRINHO

TÊXTEIS PENEDO

CASFIG

O DESPORTIVO DE RONFE

CURTIR CIÊNCIA