Equipamento e tecnologia para a indústria petrolífera
O Grupo Petrotec tem presença global em mais de 100 países e cinco unidades industriais próprias,. Desde o setor Oil & Gas até às tecnologias mais avançadas de eletricidade e hidrogénio, o Grupo Petrotec lidera a inovação na cadeia de valor da mobilidade (desenvolvimento, conceção, instalação e manutenção), projetando o equipamento de estação de serviço do futuro e acelerando a transição para um setor mais sustentável. Com capacidade para conceber e implementar estações de serviço multienergia, integra combustíveis tradicionais, biocombustíveis que promovem a economia circular, carregadores elétricos e abastecimento de hidrogénio, apresentando alternativas eficientes e sustentáveis para a mobilidade.
O Grupo Petrotec tem implementado várias iniciativas e projetos focados nas boas práticas ambientais. A empresa tem vindo a reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa através da automação e otimização dos sistemas, tem apostado nas energias renováveis (instalou uma central solar fotovoltaica de 217 kW/h para geração de eletricidade limpa) e desenvolvido uma rede de carregadores elétricos, bem como de H2 na nova unidade da Póvoa de Lanhoso, além do programa Char Go para abastecimento da frota automóvel. Na gestão de resíduos e reciclagem, implementaram boas práticas de gestão de resíduos, incentivando a separação, reciclagem e correta destinação dos materiais. Há ainda a considerar o investimento em na substituição da frota convencional e a substituição de empilhadores a gás por veículos elétricos.
A adoção de soluções de eficiência energética e energia renovável permitiu à Petrotec reduzir significativamente as emissões de CO₂ nas suas operações. Por outro lado, os sistemas de monitorização e otimização no abastecimento de combustíveis resultaram na redução de perdas de combustível e na minimização de resíduos, contribuindo para uma redução de cerca de 20% no consumo de combustíveis. Outro dado tangível é a redução do consumo de materiais e a valorização dos resíduos produzidos encontra-se nos 79%, graças a tecnologias mais eficientes e à adoção de práticas de reciclagem. Todas estas iniciativas implicaram um esforço de sensibilização e mudanças na cultura da empresa, adaptações às apertadas normas ambientais e um forte investimento inicial. Mas a Petrotec optou por ver este caminho como a melhor opção de longo prazo e já tem colhido os frutos dessa estratégia, registando uma redução de custos operacionais com a energia consumida (que pode chegar aos 20%) e nos custos com resíduos.