Educação e Divulgação Científica
O Curtir Ciência promove a cultura científica e tecnológica, designadamente ao nível da educação, e fomenta a motivação para a aprendizagem científica que decorre no contacto precoce com o conhecimento científico, os seus agentes e processos. Instalado na Antiga Fábrica de Curtumes Âncora, na Zona de Couros, a atividade do Curtir Ciência divide-se em várias áreas específicas: Exposição Permanente; Oferta Educativa; Escola Curtir Ciência; Interação com a Comunidade.
A educação e as boas práticas ambientais são incorporadas em praticamente todas as atividades desenvolvidas com as escolas, numa lógica de sensibilização ambiental e de alerta para os perigos das alterações climáticas e poluição. O objetivo é demonstrar como a ciência está a contribuir para atingir as metas de neutralidade carbónica e dar a conhecer como se produz ciência na área da sustentabilidade e ambiente.
O edifício que alberga o Curtir Ciência – Antiga Fábrica de Curtumes Âncora – data do século XVII e foi exemplarmente reabilitado pelo Município de Guimarães. A opção por uma intervenção arquitetónica que manteve as características originais do edifício, ao mesmo tempo que o torna uma referência neste campo da reabilitação patrimonial e no da cultura, uma vez que está situado numa área classificada como Património Cultural da Humanidade, coloca vários desafios no tocante à gestão quotidiana e implica uma atenção redobrada para garantir o equilíbrio entre a aposta na preservação patrimonial e a necessidade imperiosa de opções sustentáveis do ponto de vista energético. Assim, tendo presente a importância desse equilíbrio, o Curtir Ciência adotou desde logo como uma das medidas a substituição de todas as lâmpadas que correspondem a uma consumo energético mais elevado por lâmpadas de tecnologia LED, de baixo consumo e homologadas no quadro das boas práticas de consumo sustentável e eco-friendly. De igual modo, na gestão corrente do Curtir Ciência impera uma prática de uso parcimonioso dos sistemas de climatização.