Hotelaria
O hotel Mestre de Avis foi o primeiro hotel de Guimarães e do distrito de Braga galardoado pelo programa Green Key, uma distinção atribuída pela Foundation for Environmental Education (FEE) a empresas no ramo hoteleiro que se distingam pelos seus esforços e que o Avis recebe há sete anos consecutivos
A sustentabilidade é para o Hotel Mestre de Avis uma questão estruturante. Por isso, o compromisso é claro: avaliar, em todo o momento, como pode tornar-se mais sustentável – seja nos grandes investimentos, seja nas pequenas ações diárias. E isso inclui todos, desde colaboradores e fornecedores a clientes, empenhados num trabalho de melhoria contínua e com o objetivo de dar o seu contributo para a causa ambiental.
O Mestre de Avis tem um claro e extenso manual de boas práticas, onde incentiva cada um a fazer a sua parte na redução do impacto ambiental. Trata-se de um conjunto de regras e recomendações que vão desde o uso racional da água, gestão de resíduos e poupança de energia até a sugestões aos hospedes de atividades ao ar livre ou informações acerca da sua pegada carbónica. O projeto ainda não tem escala para proceder à avaliação ou monitorização externas, mas todos os anos faz as mesmas perguntas, que se poderiam resumir a uma: “que podemos nós fazer mais para reduzir o nosso impacto ambiental?”. E fá-lo, consciente de que se trata de um investimento no futuro.