Junta-te à
Transição Verde

compartilhe o projeto:

Vitrus

Empresa/Organização:

VITRUS AMBIENTE EM SA

Setor de atividade:

Empresa Municipal de Guimarães para a área de resíduos e ambiente

Marcos e distinções:

Com o projeto Guarda-rios, a VITRUS foi distinguida com o Prémio Nacional de Sustentabilidade em 2023, na Categoria de Preservação do Capital Natural. E, em 2024, o mesmo projeto recebeu o Prémio Internacional ‘Escobas de Plata’, atribuído pela Associação Técnica para a Gestão de Resíduos e Meio Ambiente (ATEGRUS).

Compromissos ambientais:

Os compromissos ambientais fazem parte da missão diária e estatutária da VITRUS em vários domínios. Mas o serviço Guarda-rios, embora recente, tem tido um papel fundamental na proteção dos recursos hídricos do concelho, fiscalizando e reportando ocorrências e, por outro lado, aprofundando o contacto com as pessoas e sensibilizando-as de que a proteção das linha de água é uma tarefa coletiva e por isso devem estar atentas a comportamentos inadequados, que devem reportar. Em 3 anos, o projeto registou mais de 400 ocorrências, resultando na abertura de processos e autos mediante a comunicação às entidades competentes.

Impactos:

A Vitrus procedeu à recolha de 2.774,16 toneladas de resíduos recicláveis nos primeiros meses do presente ano (2024), no âmbito da ação que desenvolve através do serviço de recolha de Higiene Urbana, no concelho de Guimarães. Associado a alguns desses resíduos recicláveis, a VITRUS desenvolveu o projeto LENHA NA ESCOLA, distribuindo gratuitamente sacos com lenha resultante da limpeza de caminhos públicos ou da recolha de árvores caídas e troncos das podas. A iniciativa visa rentabilizar os recursos disponíveis, reduzir o desperdício e proteger o ambiente da desflorestação. Iniciado em 2016, até ao momento foram entregues 16 mil sacos de lenha, que se traduz em cerca de 480 toneladas.

Outras Boas Práticas

RESINORTE

TEMPO LIVRE

CUNHA & RIBEIRO

A COZINHA

ALFABRENT

ECOMOVIMENTO