Junta-te à
Transição Verde

compartilhe o projeto:

Capital Verde Europeia é conhecida a 27 de novembro

A expectativa cresce em Guimarães à medida que se aproxima a data em que será anunciada a cidade que envergará o título de Capital Verde Europeia 2026. Este é um caminho que o município tem trilhado desde há vários anos, pondo em prática inúmeras iniciativas de sustentabilidade ambiental e neutralidade climática. O resultado desse trabalho está a vista, com Guimarães a entrar, pela segunda vez consecutiva, na shortlist de cidades candidatas, ao lado de Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria). O vencedor será revelado no dia 27 de novembro, numa cerimónia em Valência.

notícias>finalista CVE

Guimarães chega novamente à fase final da Capital Verde Europeia, com uma candidatura composta por um amplo portfólio de iniciativas ambientais que já valeram reconhecimento internacional. A título de exemplo, refira-se que o município vimaranense é uma das 100 cidades europeias comprometidas com a neutralidade climática até 2030, evidenciando um esforço conjunto entre a comunidade local, o setor privado, a academia e a administração municipal. Este compromisso reflete-se no Plano Estratégico e Ecossistema de Governação Guimarães 2030, que promove uma gestão ambiental integrada e multidisciplinar, envolvendo vários setores da sociedade.

Recorde-se que o painel responsável pela avaliação das candidaturas a Capital Verde Europeia 2026, composto por sete especialistas independentes, destacou Guimarães pelo seu desempenho excecional em sete parâmetros ambientais: “qualidade do ar”; “ruído”; “água”; “biodiversidade, áreas verdes e uso do solo”; “resíduos e economia circular”; “alterações climáticas: mitigação; e “alterações climáticas: adaptação”.

Guimarães exemplo de compromisso ambiental

A cidade tem sido pioneira, inspirando mesmo outras comunidades europeias, na implementação de uma gestão eficiente de resíduos, através da estratégia RRRCICLO e do sistema PAYT (Pay-As-You-Throw), que incentivam a redução, reutilização e reciclagem de resíduos, promovendo, assim, a economia circular. Adicionalmente, a cidade investiu em soluções inovadoras de reutilização de água, como o aproveitamento da água das piscinas municipais para a lavagem de ruas. Refira-se, ainda, a criação de estações de água públicas e a redução de perdas na rede de abastecimento como medidas fundamentais no compromisso de Guimarães com a eficiência hídrica.

A biodiversidade e a qualidade de vida também estão no centro da estratégia de desenvolvimento sustentável da cidade. O aumento da cobertura arbórea e a criação de um Gabinete de Gestão de Arvoredo são exemplos dos esforços de Guimarães em valorizar os seus espaços verdes. Estas e outras medidas, que já valeram ao município, por exemplo, o reconhecimento dos Green Flag Awards, atribuídos ao Jardim do Monte Latito e ao Parque da Cidade, têm contribuído para a melhoria da qualidade do ar e da regulação do clima.

Envolver os cidadãos no objetivo de uma cidade mais verde

A educação ambiental é outra área fundamental e que está no centro desta candidatura. Através do Laboratório da Paisagem e do programa PEGADAS, Guimarães tem promovido a sensibilização para questões ambientais, incentivando comportamentos mais sustentáveis entre os cidadãos e as escolas. Este compromisso reflete-se ainda em projetos inovadores como o Desporto Carbono Zero e o Bairro C, iniciativas que visam a descarbonização e a criação de comunidades sustentáveis.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, sublinha: “Guimarães tem demonstrado resultados tangíveis, como a redução da pegada de carbono, a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes e a criação de emprego sustentável. Estes avanços mostram que é possível conciliar o crescimento económico com a proteção ambiental. Com o anúncio da Capital Verde Europeia 2026 cada vez mais próximo, Guimarães pretende consolidar os progressos já alcançados e continuar a transformar-se numa cidade mais verde, justa e resiliente para as gerações futuras”.

Reconhecimento internacional e participação em Missões Europeias

A candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia é sustentada por uma década de trabalho nas sete áreas de indicadores ambientais definidas pela Comissão Europeia. Neste âmbito, refira-se que Guimarães é signatária do Green City Accord e recebeu o prestigiado Mission Label da Comissão Europeia, no âmbito da EU Mission: Climate-Neutral and Smart Cities. A cidade está ainda envolvida em várias missões europeias relacionadas com os oceanos, solos e alterações climáticas, com projetos já em fase de implementação.

Nesta fase da candidatura para Capital Verde Europeia 2026, as cidades finalistas apresentarão a sua estratégia de comunicação e o plano de ação que será implementado caso vençam o título. Para além de um troféu, a cidade vencedora receberá um prémio de 600 mil euros para apoiar ações em áreas-chave de sustentabilidade e envolver os cidadãos em eventos de sensibilização.

Conteúdos relacionados

Guimarães em destaque no relatório da OCDE sobre economia circular

Guimarães acolhe Fórum Anual da Energy Cities em 2026

Guimarães reforça compromisso com a certificação Zero Waste

Festa da Primavera celebra início da estação focada na biodiversidade